Selecione o segmento do espectro abaixo ou use o(s) links(s), se existentes.
Técnica!
O objetivo destes textos é pura e simplesmente uma tentativa de auxiliar o entendimento de alguns assuntos sobre os quais lemos ou ouvimos falar. Assuntos técnicos freqüentemente iniciam de um modo e lá no final da cadeia podem estar completamente diferentes, afinal tudo evolui o tempo todo. Escritos recentes se misturam à coisas geradas há vários anos.
A complexidade varia. Desde coisas elementares até exposições mais complexas. Antenas, lineares, cabos coaxiais, montagens, softwares, propagação, aterramento, interferências, microondas, enfim - diversos temas - são e serão abordados, na medida do possível.
Em várias oportunidades os assuntos vão ser expostos supondo que não se tenha instrumentação de testes disponível para certas tarefas. Em outras, para se comprovar certas coisas seria necessário até mesmo um analisador de espectros ou um VNA.
A totalidade do conteúdo existente é de autoria própria. Não assumo responsabilidade sobre a utilização dos conceitos aqui emitidos, danos causados à equipamentos e etc. Apenas divido aqui, com a comunidade amadora, algumas impressões e observações ou resultados de testes e experiências realizadas. Nada além de um "pensar em voz alta".
Antenas, Linhas de Transmissão, softwares para simulação e etc:
Vários tipos, de recepção, transmissão, direcionais ou não, ativas e passivas e, se aplicável, da eletrônica associada. Muitas vezes apenas resultado do uso de softwares para simulação dão origem à alguma linha de raciocínio aqui exposta.
WLAN & correlatos:
Meu acesso à Internet é através de uma rede 3G. E como a região tem uma péssima cobertura, foi necessária uma certa engenharia para alcançar uma ERB com qualidade suficiente para um uso "normal". Desta forma, o acesso é composto de alguns ítens adicionais além de um simples modem: parábola com feeder para 2GHz, embedded-pc rodando um ROS Mikrotik e implementando LAN, WLAN, firewall e outras funções típicas de roteamento, um GPS para sincronismo de horário (NTP) e etc. Foi necessário então "criar" essa integração, que fica instalada numa laje de concreto, exposta às intempéries.
Montagens:
Tranqueiras diversas: antenas, conversores, amplificadores, intrumentos de teste, projetos apenas.