Selecione o segmento do espectro abaixo ou use o(s) links(s), se existentes.
Abaixo de 30KHz:
Segmento interessante à experimentação, povoado por utilities, emissões militares, comunicação marítma e com submarinos e etc. As transmissões normalmente têm cobertura global, várias delas 24h por dia.
Poucos receptores dispõe deste segmento de frequências como um trecho de alto desempenho. Se a intenção é explorar realmente esse segmento do espectro, o mais indicado é o uso de um bom receptor de HF, precedido de um conversor de VLF para HF.
Adicionalmente, o uso de softwares que se valem da placa de som do PC como analisador de espectro de áudio são muito úteis.
E se a idéia do uso do conversor + receptor de HF + software parece simpática, uma alternativa sedutora é a realização de um QSD (quadrature sampling detector), que converte (ou detecta) diretamente os sinais de RF em um trecho de espectro de áudio que pode ir de DC à 48, 96 ou 192KHz, dependendo da placa de som existente.
De posse de um QSD destes, e de uma placa convencional de 16bits que disponha de entradas de linha (normalmente as placas on-board dos desktops são assim), além de um oscilador local de frequência 4 vezes maior do que a frequência central que se pretende sintonizar, pelo uso de determinados softwares disponíveis na internet transformamos o PC em um excelente receptor de comunicações.
Estes softwares necessitam à entrada da placa de som o resultado da detecção realizada no QSD, que em suma é aquele espectro de DC à 48KHz, por exemplo, mas disponível em dois canais: I e Q (ou seja, os sinais estão defasados 90º). Estes softwares implementam no PC os denominados SDR (software-defined radios): receptores multi-modos (AM, SSB, CW, DRM, etc) com dezenas ou centenas de possibilidades em termos de filtros, redutores de ruído e de batimentos, etc.
É claro que este QSD, com os componentes adequados (filtros de entrada e oscilador local) pode cobrir de "DC" à várias dezenas de MHz, em passos de 48KHz. A sintonia "fina" acontece no software, na tela do PC.
Em termos de antenas, particularmente me satisfiz com um loop de 2.8m de diâmetro, de uma única espira, feita de cabo coaxial de 75 ohm (3/4" de diâmetro) e alguns componentes complementares (filtro passa-baixos 450KHz, amplificador de 20dB de ganho, transformador-elevador de impedâncias).
Com esta antena e várias configurações diferentes de receptor recebi mais de cinquenta estações de emissão regular, além de algumas eventuais. Permanecem outras tantas em aberto, como por exemplo a SAQ, em 17.8KHz. Esta estação existe desde 1923 e é mantida em excelente estado de conservação, sendo ativada algumas vezes ao longo do ano em datas comemorativas e/ou para demonstrações.