Selecione o segmento do espectro abaixo ou use o(s) links(s), se existentes.
Weak Signal Propagation Reporter
WSPR é um programa escrito por Joe Taylor (K1JT), que utiliza a placa de som do PC para transmitir e receber este modo digital de comunicação que é adequado à sinais extremamente débeis.
Este modo envia e recebe mensagens previamente estruturadas e padronizadas, com um algorítmo de correção bastante robusto e modulação 4-FSK de faixa estreita. Com esse arranjo, o programa em questão consegue decodificar mensagens de sinais que se encontram 27dB abaixo do ruído de um canal de 2500Hz.
Para utlização do programa, é necessário que o relógio do PC esteja sincronizado à um time server, dentro de mais ou menos 1 segundo. Um GPS seria o mais indicado. O Windows normalmente ajusta o relógio do PC de 1 em 1 semana. Porém existem diversos programas na internet que realizam esta função em outros espaços de tempo. Assim um ajuste de 5 em 5 minutos é razoável para manter o relógio do PC dentro destes +/- 1s.
As frequências de operação deste modo são fixas. Sendo um modo de faixa estreita (um sinal WSPR ocupa 6Hz), em um segmento de 100Hz é possível acomodar um sem número de estações, pois nem todas transmitem ao mesmo tempo.
A finalidade primeira deste programa é implementar um sistema de avaliação da propagação. Um "beacon" de potência extremamente baixa, potência esta que é transmitida na mensagem enviada após configurado o valor adotado, no campo correspondente do software, para que as estações que monitorem os sinais WSPR saibam em que condições aquele sinal recebido foi gerado, se com mW ou kW. Na realidade, as potências utilizadas variam de 1mW à 10W. A grande maioria utiliza 5W abaixo de 7MHz inclusive e 1W acima de 7MHz.
Havendo acesso à internet no PC que roda o WSPR, a medida em que ele vá detectando as estações, automaticamente (desde que configurado para tal) o log gerado é atualizado em tempo real e é plotado em mapa correspondente no site WSPRnet.
Assim aparece no mapa de propagação, numa janela de 1h, quem foi ou está sendo ouvido e em que faixa de frequência.
O sistema implementado pelo WSPR se assemelha de certa forma à rede de beacons da IARU, com time-slots e frequências pré-determinadas. Porém cada estação que monitora também se torna um beacon, com potências ínfimas.
O software em questão pode ser baixado na página de K1JT e os dados gerados por ele podem ser observados na página da WSPRnet.
Operando somente no modo de recepção, radioescutas podem monitorar os sinais transmitidos e igualmente fazer automaticamente o upload do log à rede.